Na manhã desta terça-feira (26), no início da Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Jundiaí, foi realizada solenidade de entrega oficial do Acervo Histórico Digital de Jundiaí para o Legislativo Municipal, referente às atas e documentos físicos, que datam dos períodos de Colônia, Império e República, que são de responsabilidade da Casa de Leis. Somados aos acervos disponibilizados pelo Clube 28 e demais instituições, os documentos digitais alcançam 60 mil imagens de atas de reuniões e registros da história da cidade.
Para a conclusão do projeto, elaborado e desenvolvido pelo Departamento de Museu, da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), foram necessários sete anos de trabalho. “Toda a história registrada de Jundiaí pode ser acessada digitalmente, graças à parceria entre a Prefeitura, a partir da Unidade de Gestão de Cultura e da Câmara Municipal. Hoje oficializamos a entrega de um trabalho minucioso para preservação da história e cultura de Jundiaí”, comentou o gestor da UGC, Marcelo Peroni.
De acordo com o diretor, Paulo Vicentini, ao longo do processo de digitalização, muitas descobertas e constatações foram feitas a partir de análises dos documentos locais em conjunto com demais acervos agregados. “O Arquivo Histórico Digital de Jundiaí é uma fonte oficial e de fácil acesso à população, com riqueza de detalhes, situações e nuances vivenciadas por Jundiaí, em todas as suas fases. Temos um dos acervos mais completos entre todas as cidades brasileiras”, reforça.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ