Brasil

O fermento acabou na hora de bater o bolo?

Publicada em 16/09/21 às 15:40h - 12 visualizações

por TV Jundiai Hoje


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: TV Jundiai Hoje)
O que é possível fazer se o fermento acabar na hora de bater o bolo? O importante é lembrar que um bolo pode crescer sem nenhum reforço extra de um agente químico. O principal ingrediente que faz o bolo crescer é a albumina, que é a clara do ovo. Ao ser batida se transforma em uma espuma com bolhas de ar presas em seu interior. No forno quente o calor expande esse ar aprisionado nas claras, as bolhas crescem, e empurram o bolo para cima. A albumina expandida endurece enquanto o bolo assa, e o ar fica preso mantendo a altura do bolo.  É por isso, que não se pode abrir a porta do forno antes de pelo menos trinta minutos - o ar frio da cozinha entra no forno e reduz a temperatura da massa. Com isso o ar contido na massa encolhe, e o bolo murcha.

O que é o fermento em pó -  é uma mistura de bicarbonato de sódio e cremor tártaro, os quais quando se juntam à massa de bolo umedecida provocam milhões de bolinhas, como uma fervura. Assim, a quantidade de ar contida na massa aumenta, e o bolo cresce mais do que sem fermento. Mas, na falta de fermento em pó também se pode usar o bicarbonato de sódio. O seu efeito é semelhante ao do fermento.

E na falta dos dois, não use nada, apenas misture as claras em neve delicadamente, e com o auxílio de uma espátula, com a massa do bolo.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Visitas: 278649   Usuários Online: 26

Nosso Whatsapp

 11982119966

Copyright (c) 2021 - TV Jundiai Hoje