Seja bem vindo ao nosso site TV Jundiai Hoje - tvjundiaihoje.com.br.

TV Jundiai Hoje
Banner Cabecalho 01
Brasil

Em campanha de combate à violência contra a mulher, o Ônibus Lilás - Unidade Móvel de Atendimento às Mulheres, da prefeitura de São Paulo, estará na estação Pinheiros nesta quinta e sexta (14 e 15/10) Veículo oferece orientação e acolhimento a víti

Publicada em 13/10/21 às 17:33h - 112 visualizações

por TV Jundiai Hoje


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: TV Jundiai Hoje)
Veículo oferece orientação e acolhimento a vítimas; nos nichos de leitura da ViaQuatro estão disponíveis cartilhas de prevenção e conscientização sobre o tema

São Paulo, outubro de 2021 - Como medida de combate à violência contra a mulher no Brasil, a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô, em parceria com a Secretaria dos Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo, recebe este mês o Ônibus Lilás - Unidade Móvel de Atendimento às Mulheres. Ele ficará estacionado, das 10h às 16h, na Estação Pinheiros, dias 14 e 15 (amanhã, quinta-feira, e sexta-feira).

Mulheres vítimas de algum tipo de violência poderão recorrer às profissionais da unidade móvel. No Ônibus Lilás, uma equipe formada por assistente social, psicóloga e advogada prestará atendimento gratuito, acolhendo a queixa das mulheres.

Segundo os organizadores, houve um aumento de casos de violência doméstica durante a pandemia de coronavírus, devido às restrições impostas pela covid-19 e pelo isolamento e um período de maior exposição em casa a potenciais agressores (maridos, companheiros, familiares). Por isso foi desenvolvida a campanha, com foco em informações que possam contribuir para que as pessoas vejam que existem meios de superar essa situação.

O Brasil é um país em que 3 em cada 5 mulheres já sofreram algum tipo de violência dentro de relacionamentos (Instituto Avon/2014) e no qual 56% dos homens já declararam ter cometido algum tipo de violência contra mulheres, como empurrões, xingamentos, socos, tapas (Data Popular/Instituto Avon - 2013). Devido a essa realidade foi criado o Dia Nacional Contra a Violência à Mulher, celebrado em 10 de outubro. Nessa data, em 1980, um movimento de mulheres se reuniu nas escadarias do Teatro Municipal, em São Paulo, para iniciar um protesto contra o aumento de crimes de gênero no Brasil (hoje conhecidos como feminicídio, quando uma mulher é morta apenas por ser mulher).

Nas estações, nos nichos de leitura, serão disponibilizadas cartilhas de prevenção à violência doméstica e um guia de serviços sobre a rede de enfrentamento.

"Além de oferecer um transporte eficiente e seguro, a concessionária também tem como meta ser referência em mobilidade humana, por isso valoriza iniciativas alinhadas aos direitos humanos e cidadania, em prol de uma sociedade mais justa", afirma Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da ViaQuatro.

Serviço:

Ônibus Lilás - Unidade Móvel de Atendimento às Mulheres - Linha 4-Amarela de metrô - das 10h às 16h:

Dias 14 e 15 de outubro: Estação Pinheiros

Cartilha distribuída com informações preventivas e de apoio

Sobre a ViaQuatro:

A ViaQuatro é a concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo e o primeiro contrato Parceria Público-Privada (PPP) assinado no país. Na América Latina, a Linha 4-Amarela é pioneira no uso do sistema driverless, operação automática sem a presença de condutor dentro do trem, que permite a supervisão permanente de velocidade, conferindo mais segurança e precisão à operação.

Sobre Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania:

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) foi criada pela Lei Municipal nº 15.764, de 27 de maio de 2013, que unificou as atribuições da antiga Secretaria Municipal de Participação e Parceria (SMPP), da Comissão Municipal de Direitos Humanos (CMDH) e do secretário especial de Direitos Humanos (SEDH) e as transferiu para a nova pasta. Mantidas as atribuições delegadas pela legislação de 2013, o Decreto nº 57.576, de1º de janeiro de 2017, transferiu para a SMDHC as atribuições das antigas. Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres e Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial, de responsabilidade de secretarias executivas constituídas pela Lei Municipal nº 16.974, de 23 de agosto de 2018. A estrutura da secretaria encontra-se regida pelo Decreto Municipal nº 58.123, de 08 de março de 2018. A Coordenação de Políticas para as Mulheres tem como missão elaborar, propor, articular, planejar e fomentar a implantação de políticas públicas para a defesa dos direitos das mulheres e equidade de gênero, assim como coordenar projetos e programas para combater todas as formas de discriminação e preconceitos praticados na Cidade de São Paulo.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Site TV Jundiai Hoje
Visitas: 1302629   Usuários Online: 10
Nosso Whatsapp 11982119966
Copyright (c) 2024 - TV Jundiai Hoje

Seja bem vindo ao nosso site TV Jundiai Hoje - tvjundiaihoje.com.br!