Seja bem vindo ao nosso site TV Jundiai Hoje - tvjundiaihoje.com.br.

TV Jundiai Hoje
Banner Cabecalho 01
Cidade

Dengue: UBSs e Clínicas da Família são referência. PAs são dedicados aos casos graves

Publicada em 20/03/24 às 09:08h - 23 visualizações

por TV Jundiai Hoje


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: TV Jundiai Hoje)

Dengue: UBSs e Clínicas da Família são referência. PAs são dedicados aos casos gravesradicação da pobreza2. Fome zero e agricultura sustentável3. Saúde e Bem-Estar4. Educação de qualidade5. Igualdade de gênero6. Água potável e saneamento7. Energia limpa e acessível8. Trabalho decente e crescimento econômico9. Indústria, inovação e infraestrutura10. Redução das desigualdades11. Cidades e comunidades sustentáveis12. Consumo e produção responsáveis13. Ação contra a mudança global do clima14. Vida na água15. Vida terrestre16. Paz, Justiça e Instituições Eficazes17. Parcerias e meios de implementação

Assim como no cenário nacional, Jundiaí apresenta crescente no número de casos de dengue em todas as regiões da cidade. Para dar vazão à necessidade de atendimento imediata, toda a rede de Atenção Básica, ou seja, as Unidades Básicas de Saúde, Novas UBSs e Clínicas da Família são a porta de entrada dos casos leves e moderados. Já pessoas com mais de 60 anos, que tenham comorbidades ou que apresentem sinais de agravamento da doença devem buscar atendimento nos Prontos Atendimentos Hortolândia, Ponte São João e Retiro ou na UPA Vetor Oeste.

“Para conseguirmos vencer essa batalha, precisamos que todos se mobilizem para cuidar dos seus quintais e eliminar os criadouros de dengue. A Prefeitura, a partir da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), mantém os trabalhos de orientação e atendimento, mas é essencial que a população faça a sua parte”, argumenta o gestor da UGPS, Tiago Texera.

Casos

De acordo com a diretora do Departamento de Atenção Ambulatorial e Hospitalar (DAAH), Daniele Evangelista, as referências para atendimento dos casos de maior complexidade são Pronto Atendimento Hortolândia e a UPA Vetor Oeste. “Ambas estão equipadas com leitos de apoio para o atendimento específico para a hidratação e observação. O PA Central, que é uma extensão do Hospital São Vicente, é referência para as demais doenças, como acidentes, infartos entre outros agravos, exceto síndrome gripal e dengue”, detalha.

Além da quantidade de casos aumentar semana a semana, a gravidade dos casos também tem se acentuado, com crescimento nas internações, passando de 5 pessoas internadas, entre de período de 04/02/2024 a 10/02/2024. Já entre os dias 10 a 16 de março, 34 pessoas estavam internadas por conta da dengue.

Sintomas
Os principais sintomas da dengue são:

1- Febre;
2- Dor de cabeça;
3- Dores no corpo e articulações;
4- Manchas na pele;
5- Dor nos olhos;
6- Fraqueza;
7- Vômito.

Já os sinais de alarme que indicam uma evolução potencialmente mais grave, são:

1- Dor abdominal intensa;
2- Náuseas;
3- Vômitos persistentes;
4- Sangramento de mucosas;
5- Alteração da consciência.

Assessoria de Imprensa




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Site TV Jundiai Hoje
Visitas: 1360836   Usuários Online: 16
Nosso Whatsapp 11982119966
Copyright (c) 2024 - TV Jundiai Hoje

Seja bem vindo ao nosso site TV Jundiai Hoje - tvjundiaihoje.com.br!