A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde iniciou, nesta semana, ação em escolas de Jundiaí para atualizar as carteiras de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. A mobilização integra o Programa Saúde na Escola, desenvolvido pelos Ministérios da Saúde e da Educação.
Com exceção da vacina contra a dengue destinada para a população de 10 a 14 anos, as demais doses do Calendário Nacional de Imunização estão sendo ofertadas. A aplicação ocorre somente mediante autorização assinada pelos pais e/ou responsáveis.
Kemelly tomou duas vacinas e destacou a importância da ação
“Essa é mais uma ação importante para elevarmos a cobertura vacinal da cidade. As doses previnem doenças imunopreveníveis e impedem a reintrodução das que estão eliminadas, como a Poliomielite, a paralisa infantil. É importante que nossas crianças e adolescentes estejam imunizados”, enfatizou a responsável pelo Programa Municipal de Imunização da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), enfermeira Vivian Cesar Beteli.
Na Escola Estadual Padre Maurílio Tomanik, no Cecap, tanto os estudantes como a equipe se mobilizaram. Até o Zé Gotinha passou pela escola. “Novamente, estamos juntos nesta importante campanha. Muitos pais têm rotinas de trabalho que dificultam a ida a uma unidade de saúde. Na escola, estamos disseminando a cultura da vacinação e ajudando a garantir que os alunos estejam protegidos”, afirmou a dirigente regional de ensino de Jundiaí, Valdete Melo.
As equipes da saúde avaliam todas as carteirinhas. Ação continua até o final do mês
Kemelly Alícia, de 11 anos, gostou da “festa” e recebeu dois imunizantes. “Achei muito melhor tomar aqui. Está sendo divertido e estamos aprendendo muito. Minha mãe também ficou feliz, porque ela trabalha e eu já estava em tempo de tomar essas vacinas”.
Cerca de 10 escolas estaduais devem ser percorridas até o final do mês.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ