Seja bem vindo ao nosso site TV Jundiai Hoje - tvjundiaihoje.com.br.

TV Jundiai Hoje
Banner Cabecalho 01
Cidade

Comitê de Crise Hídrica define visitas de orientação e outras ações de conscientização sobre uso consciente da água

Publicada em 22/08/21 às 07:46h - 154 visualizações

por TV Jundiai Hoje


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: TV Jundiai Hoje)
Prefeituras de Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista e Sabesp buscarão parceria com proprietários de imóveis que usam água do Rio Jundiaí, na busca pelo consumo consciente
Uma reunião do Comitê de Crise Hídrica, formado por representantes das Prefeituras de Campo Limpo Paulista e Várzea Paulista, e pela concessionária Sabesp, na tarde de quinta-feira (19), no auditório da Praça CEU varzina, definiu a realização de visitas de orientação para buscar parceria com proprietários de terrenos rurais e industriais, no uso correto da água. Diante da forte estiagem que a região vem sofrendo, essas e outras ações de conscientização se fazem necessárias, no entender do comitê.

A Defesa Civil de Várzea Paulista informou, na reunião, que a cidade não registra chuvas significativas há 19 dias e a próxima chuva está prevista inicialmente apenas para o dia 28 de agosto.

A Sabesp forneceu 4 mil panfletos e quatro faixas de conscientização para cada uma das cidades. Os folhetos serão entregues nas escolas municipais e as faixas ficarão em locais públicos de grande circulação. O material impresso fornecerá aos alunos dicas como manter a torneira fechada ao escovar os dentes e usar a descarga apenas pelo tempo necessário. A ideia é que a informação chegue às famílias por meio das crianças.

O Comitê segue em contato diário para a atualização do estado do manancial que abastece as duas cidades e da estiagem existente.

Representaram Várzea Paulista o gestor municipal de Meio Ambiente, Peterson Afonso, o gestor municipal de Meio Ambiente, João de Lima, e o coordenador da pasta, Rafael Tamberlini. Campo Limpo Paulista contou com o secretário de Meio Ambiente, Neive Nogueiro, e a chefe de Divisão Ambiental, Silvia Rocha. A Sabesp foi representada pelo gerente de divisão Marcelo Maioli, gerente de setor de Várzea Paulista, Marcos Uyehara, e o RP da concessionária Douglas Leite.

Confira dicas da Sabesp para o uso racional da água: https://tinyurl.com/uj4kyhtt.

Por que foi criado o comitê?

O Comitê de Crise Hídrica foi criado devido à preocupação das prefeituras e Sabesp em decorrência da forte estiagem que a região vem sofrendo, já que toda a bacia dos Comitês PCJ (Comitês das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) está sofrendo com a estiagem e estão em alerta quanto à situação.

O volume do rio Jundiaí e dos córregos do Moinho e Guapeva, que são as fontes de captação, está abaixo do normal, prejudicando a captação da água, tratamento e entrega aos usuários. Lembrando que 70% do tratamento é realizado em conjunto com Campo Limpo Paulista, motivo pelo qual as duas Prefeituras uniram esforços, em conjunto com a concessionária.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Site TV Jundiai Hoje
Visitas: 1313974   Usuários Online: 5
Nosso Whatsapp 11982119966
Copyright (c) 2024 - TV Jundiai Hoje

Seja bem vindo ao nosso site TV Jundiai Hoje - tvjundiaihoje.com.br!