Seja bem vindo ao nosso site TV Jundiai Hoje - tvjundiaihoje.com.br.

TV Jundiai Hoje
Banner Cabecalho 01
Cidade

Oficina no Fab Lab estimula o protagonismo feminino no contato com tecnologias

Publicada em 17/04/24 às 08:27h - 7 visualizações

por TV Jundiai Hoje


Compartilhe
   

Link da Notícia:

Para as atividades desta semana, Lia Anaya e a avó Yolanda utilizaram a prensa térmica e os computadores  (Foto: TV Jundiai Hoje)
Em mais uma iniciativa do programa Escola Inovadora, a Unidade de Gestão de Educação (UGE) promove no Fab Lab do Complexo Argos a oficina “Mães e Filhas na Tecnologia”. Com o objetivo de estimular o protagonismo feminino e a formação tecnológica, a atividade é voltada a estudantes meninas da rede municipal – matriculadas entre os terceiros, quartos e quintos anos -, e acompanhadas de mães, avós e até mesmo tias, interessadas em aprofundar seus conhecimentos no universo “maker”.

Ao longo de cinco encontros semanais, a proposta da oficina é permitir que, para o desenvolvimento de projetos, as duplas possam percorrer as estações e utilizar os materiais disponíveis no Fab Lab, laboratório destinado à criatividade e à fabricação digital, o primeiro no Brasil em nível municipal, fruto da parceria entre a Prefeitura e o Sesi.


Ao longo de cinco encontros semanais, oficina permite que as participantes percorram todas as estações e usem os equipamentos do laboratório
“A criatividade, inovação e a capacidade de encontrar soluções são atributos de todos os seres humanos, mas, historicamente, o acesso aos meios para o desenvolvimento ainda maior dessas habilidades foi negado às mulheres. Por isso, esta oficina vem ao encontro do justo estímulo ao público feminino, disponibilizando um espaço com alta tecnologia e acompanhamento de profissional técnico qualificado, totalmente gratuitos, para as nossas meninas e suas familiares”, explicou a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.

A Lia Anaya Soarez, de nove anos, é estudante da Emeb Professor Adelino Brandão (Morada das Vinhas) e, com a ajuda da avó Yolanda Vergara, desenvolveu no encontro dessa segunda-feira (15) porta copos estilizados, com uso dos computadores e da prensa térmica do laboratório. “Adesivei o material com desenhos de planetas, cometas e foguetes. Gosto desse tema, pois acho interessante pensar que existem outros planetas e em cada um deles tem uma gravidade diferente”, comentou a menina, que tem dúvidas se quer ser artista ou cientista.

A avó explicou o que motivou a inscrição da neta. “Foi minha nora que viu e achou importante para que ela aprenda coisas diferentes e saia do celular. Como meus horários no trabalho são mais flexíveis, me dispus a participar também”, comentou a diarista.


Para as atividades desta semana, Lia Anaya e a avó Yolanda utilizaram a prensa térmica e os computadores
Já para a Mariah Clara Paião, de oito anos, o trabalho do último encontro foi na estação da solda, onde ela finalizou a instalação elétrica de sua luminária. “Mas antes, desenhei no acrílico uma patinha e o nome da minha cachorrinha, a Mili, que é da raça Maltês”, comentou a estudante da Emeb Geraldo Pinto Duarte Paes (Jardim Ermida) e que quer ser veterinária.

Acompanhando a Mariah estava a mãe, Juliana da Silva, que é técnica em operação de saneamento da DAE Jundiaí. “A geração da Mariah gosta muito de tecnologia e eu queria ver como ela se saia ao vivenciar esse tipo de prática. E foi muito interessante, logo no primeiro encontro, quando abrimos no computador o programa que usaríamos e ela reconheceu que era o mesmo que o pai dela, que é designer, usa no trabalho.”

Carolina Bertolo, diretora do Centro de Línguas e de Tecnologia da Informação, ao qual o Fab Lab é vinculado, explica o formato da participação familiar em duplas. “Desta forma, mostramos para as mães, tias e avós que ainda é tempo de explorar novas tecnologias e, para as crianças, que elas também podem iniciar um percurso de aprendizagens nessa área. E, assim, unimos as gerações”, comentou.



Para montar a luminária personalizada com o nome da cachorrinha, Mariah aprendeu até a usar a solda e fazer instalação elétrica
Cada turma é composta por até 15 duplas e os encontros semanais são às segundas-feiras, das 16h às 17h30. Ao final do ciclo formativo, as participantes recebem certificado de conclusão, com as chancelas da Prefeitura e do Sesi. Há turmas programadas para realização ao longo do ano e a divulgação das vagas já foi feita pela UGE junto às unidades escolares. As responsáveis de crianças matriculadas na rede municipal interessadas em participar ainda podem conferir a disponibilidade das vagas, pelo telefone 4588-5377.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Site TV Jundiai Hoje
Visitas: 1321448   Usuários Online: 5
Nosso Whatsapp 11982119966
Copyright (c) 2024 - TV Jundiai Hoje

Seja bem vindo ao nosso site TV Jundiai Hoje - tvjundiaihoje.com.br!