A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) volta a alertar sobre a importância de a população estar vacinada contra a Febre Amarela. O imunizante é a principal medida de prevenção contra a doença. Nesta semana, a cidade de Louveira confirmou o primeiro caso em macacos.
Em Jundiaí, a vacina é disponibilizada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas da Família, de segunda a sexta-feira, no horário das salas de vacinação de cada equipamento.
Neste sábado (22), ampliando a oferta de vacinação, a UGPS manterá abertas as UBSs Rio Acima e Corrupira, das 8h às 16h. E as equipes de saúde também prosseguirão com a estratégia de vacinação casa a casa em áreas rurais. Serão percorridas as ruas do bairro dos Fernandes, Jardim Celeste, Parque Corrupira, Champirra, Santa Fé e Vivendas.
A vacina é a principal medida de prevenção da doença
“O vírus da doença está circulando na região, sendo fundamental que a população esteja vacinada para a prevenção dos casos em humanos. É importante lembrarmos que não são os macacos que transmitem a Febre Amarela. Eles são indicadores da presença do vírus no ambiente. O vetor é o mosquito Aedes aegypti, o mesmo que transmite a dengue”, ressalta a diretora de Vigilância em Saúde, Flávia Pagliarde Cerezer.
A UBS Rio Acima fica na avenida Geraldo Azzoni, 11. Já a UBS Corrupira está localizada na rua João Augusto Cruz, 50. É necessário levar a carteirinha de vacinação e um documento com CPF.
Balanço
Neste ano (até o momento), 4.007 doses de vacina contra Febre Amarela foram aplicadas no Município. Dessas, 328 aplicações ocorreram durante a ação em áreas rurais.
O esquema vacinal é de dose única para a população a partir de 5 anos. Para as crianças de 9 meses até 4 anos, são duas doses: a primeira aos 9 meses de idade e a segunda aos 4 anos. Devido ao cenário epidemiológico atual, pessoas que residem em áreas rurais estão sendo vacinadas a partir de seis meses de idade.
O último caso de Febre Amarela em Jundiaí foi registrado em 2018.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ