Nesta semana, a Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO), responsável pela gestão da Mata de Santa Genebra, em Campinas, recebeu representantes da Fundação Serra do Japi em uma reunião que marcou a retomada do intercâmbio de experiências entre as duas instituições públicas.
A proposta do intercâmbio é reforçar a cooperação institucional e melhorar a efetividade das ações de conservação
Estiveram presentes o superintendente da Fundação Serra do Japi, o engenheiro Flávio Gramolelli Junior, e o diretor técnico Wagner de Paiva, que foram recebidos por diretores e técnicos da FJPO. O encontro teve como objetivo promover a troca de conhecimentos sobre ações voltadas à conservação e recuperação ambiental, combate a incêndios florestais e educação ambiental em Unidades de Conservação (UCs).
Flávio Gramolelli destacou que a reunião restabeleceu a proposta de parceria iniciada em 2016. “Foi uma reunião produtiva que resultou no convite para a participação de um curso de formação de brigadistas a ser realizado na próxima semana, do qual estarão participando Guardas Municipais da Divisão Florestal de Jundiaí. Também serão agendados novos encontros para discutir modelos de gestão, experiências e estratégias de ações em Unidades de Conservação”.
A retomada do intercâmbio prevê ainda a realização de seminários conjuntos, atividades de capacitação e o compartilhamento de boas práticas entre as equipes técnicas das duas fundações. A ideia é fortalecer os vínculos institucionais e ampliar a eficácia das ações de proteção dos patrimônios naturais sob sua responsabilidade.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafo PMJ