Cidade

Lian Gong fará parte de atividades de todas as UBS de Jundiaí

Publicada em 03/05/22 às 17:28h - 17 visualizações

por TV Jundiai Hoje


Compartilhe
   

Link da Notícia:

Atividades de Lian Gong serão realizadas em todas as UBSs, a partir da capacitação de novos profissionais  (Foto: TV Jundiai Hoje)
Nesta quarta-feira (27) foi iniciado o curso de formação para facilitadores de Lian Gong para profissionais da Atenção Básica da Prefeitura de Jundiaí. A capacitação está sendo realizada para 38 novos profissionais que atuarão nas unidades básicas de Saúde, para ofertar a atividade em todas as regiões da cidade. O Lian Gong, prática corporal chinesa, tem indicações para todas as idades e necessidades diversas, desde melhoria da capacidade física até emocional. A capacitação contou com atividade no Parque da Cidade, e prossegue até o mês de maio.

De acordo com Pâmela Mango, da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), a ampliação do número de profissionais com a formação garantirá o atendimento completo à rede de Atenção Básica. “Temos algumas unidades que já contam com aulas e grupos de Lian Gong há bastante tempo, e, os benefícios à promoção da saúde e qualidade de vida dos participantes são notórios. Com esses novos profissionais, será possível ampliar para todos os territórios”, explica.


Atividades de Lian Gong serão realizadas em todas as UBSs, a partir da capacitação de novos profissionais
Segundo a coordenadora da Atenção Básica, Luciana Marinho Cunha, atualmente, somente pela UGPS, são cerca de 300 pessoas praticantes da modalidade, que é classificada como Prática Integrativa e Complementar da Saúde (PICS), nos grupos oferecidos nas unidades. Com a formação, o número de profissionais qualificados para a oferta será ampliado em mais de 200%. Atualmente, 18 profissionais estão na ativa com a prática na rede. Com a formação, mais 38 serão agregados à rede. “A Atenção Básica tem como premissa promover a Saúde e evitar as doenças. As atividades complementares se enquadram nessa oferta exatamente por proporcionarem maior qualidade de vida para a população”, ressalta o gestor da UGPS, Tiago Texera.

“O Lian Gong é uma prática que muito solicitada e a nossa proposta é levar para a população mais uma atividade, algo diferente e que é viável para todos os públicos, desde criança, idosos e até mesmo pessoas com mobilidade reduzida. As unidades já oferecem práticas de reabilitação, flexibilidade e resistência. Aumentar o número de atividades oferecidas é um desejo e estamos muito felizes, pois vamos poder atender a vários grupos com os agentes multiplicadores”, comenta o técnico da Regional 5 do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Vinicius Ferigatto.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Visitas: 434676   Usuários Online: 15

Nosso Whatsapp

 11982119966

Copyright (c) 2022 - TV Jundiai Hoje