Seja bem vindo ao nosso site TV Jundiai Hoje - tvjundiaihoje.com.br.

TV Jundiai Hoje
Banner Cabecalho 01
Cidade

Projetos incentivados fomentam o esporte e atraem participantes em Jundiaí

Publicada em 22/08/22 às 07:08h - 95 visualizações

por TV Jundiai Hoje


Compartilhe
   

Link da Notícia:

Ex-atleta Juraci Moreira Jr. participa do treinamento da turma do triatlhon  (Foto: TV Jundiai Hoje)
As parcerias entre a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL) com empresas privadas do terceiro setor sem fins lucrativos para fomentar o esporte têm sido um grande sucesso, ampliando a oferta de modalidades esportivas de iniciação e competição como forma de promoção da saúde para diversos públicos em Jundiaí. Modalidades como handebol, basquete, tênis e até o triathlon possuem projetos incentivados na cidade, atendendo crianças e jovens na iniciação esportiva e equipes competitivas.

Através da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte 13.918/2009 e Lei nº 11.438/06 – Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), as entidades sem fins lucrativos com projetos aprovados no âmbito estadual ou federal realizam a captação de recursos com as empresas que irão portanto viabilizar a realização desses projetos na cidade, com toda a estrutura de materiais esportivos, uniformes e recursos humanos, e em parceria com a administração municipal, por meio da UGEL, executar projetos destinados às crianças e jovens contribuindo para a formação de cidadãos e até futuros campeões de alto rendimento.

“Jundiaí tem no esporte uma importante ferramenta de transformação social, formação de jovens e promoção da qualidade de vida. As leis de incentivo são parte importante da nossa estratégia de fomento ao esporte e das práticas esportivas em Jundiaí. Essas parcerias, juntamente com a concessão de espaços pela Prefeitura de Jundiaí, contribuem para ampliar as oportunidades à prática do esporte na cidade, e serão cada vez mais utilizadas pela nossa unidade de gestão”, comenta o gestor da UGEL, Luís Cláudio Tarallo.

Alunos do triathon usam a estrutura do Bolão para os treinamentos
Ex-atleta Juraci Moreira Jr. participa do treinamento da turma do triatlhon
Triathlon

O projeto “Escolinha de Triathlon” idealizado pelo triatleta que representou o Brasil em três olimpíadas, Juraci Moreira Jr, oferece na cidade a 50 crianças e adolescentes de 8 a 16 anos a chance de praticar um esporte olímpico com estrutura profissional. O projeto estreou em maio de 2022 e utiliza a estrutura do Bolão para os treinamentos da modalidade que contempla a corrida, ciclismo e natação, ministrado pela professora e triatleta Michele Cezar. O projeto tem 12 núcleos no país, e em Jundiaí, é patrocinado pelas empresas Astra e Japi, que fazem parte do mesmo grupo, CRS Brands, do grupo Cereser, e Castelo Alimentos.

“Todos os equipamentos, como bicicletas, capacetes, uniformes e outros acessórios foram adquiridos através do valor investido por elas. No nosso caso, o fator mais importante é que são empresas de Jundiaí que acreditam no esporte da cidade e fazem com que as aulas aconteçam. Tudo é realizado nos moldes da Lei Federal de Incentivo ao Esporte”, comenta Juraci.

“Já a parceria com a Prefeitura de Jundiaí é muito importante, pois é a entidade que viabiliza o local para implantação do projeto, no caso o Bolão, que tem uma estrutura excelente para desenvolver o projeto”, complementa.

Alunos do triathon usam a estrutura do Bolão para os treinamentos
Alunos do triathon usam a estrutura do Bolão para os treinamentos
Handebol

Os projetos de handebol feminino existem há mais de 35 anos em Jundiaí. Ao todo, são contemplados mais de 100 atendidos entre alunos, atletas e colaboradores nos projetos “Bom de Bola, Bom na Escola” para crianças de 11 a 14 anos e o projeto “Formando Campeões nas Quadras e Para a Vida”, a partir dos 15 anos de idade.

Esses projetos recebem o apoio das empresas Cola-Cola FEMSA, Brasilata e Coopercica, através da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte. Já o projeto “Preparando Mãos para o Futuro” aprovado via Lei Federal de Incentivo, será executado no Centro Comunitário no bairro do Tamoio para crianças e adolescentes e ainda se encontra em busca de empresas “madrinhas” que possam aportar o IR, assim com já fizeram as CRS Brands, Howden, Boa Supermercados e Brasilata.

“O município com a cessão de espaço, a Unidade de Gestão de Esporte e as empresas privadas formam um tripé muito importante para o desenvolvimento dos projetos esportivos no município, e no handebol, especificamente, ressaltamos a importância desse olhar para a valorização da menina e mulher no esporte e todos os benefícios que por meio dele são possíveis de alcançar”, relata Rita Orsi, Educadora Esportiva da UGEL e coordenadora técnica dos projetos incentivados da modalidade.

Time de Handebol feminino tem se destacado nas competições estaduais
Time de Handebol feminino tem se destacado nas competições estaduais
Basquete

No basquete, as aulas acontecem por meio da parceria entre a Unidade de Gestão de Educação de Jundiaí, e o “Projeto Cesta de Três”, idealizado pela ex-atleta da seleção Brasileira de Basquete, Helen Luz. O projeto via Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, começou em Jundiaí há 3 anos e funciona em núcleos, nas EMEBs Anna Rita Alves Ludke, Pedro de Oliveira e Ivo de Bona. A empresa patrocinadora é a Fini, e o projeto contempla, materiais esportivos, uniformes e recursos humanos. As aulas são realizadas à tarde e à noite, em turmas divididas por gênero e idade.

De acordo com a responsável Helen Luz, o projeto tem dado muito certo. “A parceria com a Unidade de Gestão de Educação é muito importante, ao todo, temos 225 crianças matriculadas, entre meninos e meninas de 7 a 12 anos. Tenho uma história de transformação através do esporte na minha vida, e esse incentivo das empresas privadas torna possível que a gente faça a diferença na vida destas crianças”, relata.

Tênis

Outra modalidade que desenvolve projeto via Lei de Incentivo ao Esporte em Jundiaí é o tênis de campo. O professor Leonardo comenta que essa parceria permite um trabalho extremamente importante de manutenção do esporte enquanto política pública de educação, saúde e integração social. O projeto “Tênis e Cidadania” é realizado pela Fundação Tênis com apoio da empresa Gerdau.

“A Fundação Tênis é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que realiza um programa social e educativo, por meio do esporte, com proposta pedagógica baseada na Educação Olímpica. Este trabalho é direcionado para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Realizamos nossas atividades com o objetivo de promover o desenvolvimento integral de nossos alunos com base nos valores olímpicos da amizade, respeito e excelência”, comenta Leonardo. As aulas são realizadas no vetor oeste, no Complexo Esportivo José De Marchi e atendem cerca de 100 crianças.

Lei de Incentivo

Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), como é mais conhecida, permite que recursos provenientes de determinações dos contribuintes sejam aplicados em projetos das diversas manifestações desportivas e paradesportivas distribuídos por todo o território nacional. Por meio de doações e patrocínios, os projetos executados via Lei de Incentivo ao Esporte atendem crianças, adolescentes, jovens, adultos, pessoas com deficiência e idosos.

Equipe de handebol feminino treina no ginásio anexo do Bolão
Equipe de handebol feminino treina no ginásio anexo do Bolão
Assessoria de Imprensa




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Site TV Jundiai Hoje
Visitas: 1318813   Usuários Online: 4
Nosso Whatsapp 11982119966
Copyright (c) 2024 - TV Jundiai Hoje

Seja bem vindo ao nosso site TV Jundiai Hoje - tvjundiaihoje.com.br!