Seja bem vindo ao nosso site TV Jundiai Hoje - tvjundiaihoje.com.br.

TV Jundiai Hoje
Banner Cabecalho 01
Política

Oficina de restauro da programação do Mês do Patrimônio reúne interessados e servidores

Publicada em 11/08/22 às 18:27h - 84 visualizações

por TV Jundiai Hoje


Compartilhe
   

Link da Notícia:

Atividade reuniu interessados em geral e servidores da Prefeitura  (Foto: TV Jundiai Hoje)
Como parte da programação gratuita do Mês do Patrimônio Histórico e Cultural, teve início nesta quarta-feira (10) uma oficina de restauro arquitetônico, voltada para interessados inscritos de diversos segmentos e também servidores municipais.

A parte teórica da oficina está a cargo da Mestra em Arquitetura e Urbanismo Mariana Pessoa, especialista na área de projetos de preservação cultural, e que tem abordado os cuidados necessários para ações de restauro como remoções de pichações, degradações, vegetações invasivas, oxidação e tratamentos contra insetos – tidas como patologias -, em diversos materiais, como tijolos, argamassas e esquadrias de ferro e madeira.

Já a parte prática está sendo conduzida pelo engenheiro civil Joalison Almeida, especialista em obras de restauro arquitetônico, que, até esta sexta-feira (12) realiza atividades no Complexo Fepasa, Fábrica das Infâncias Japy, Esplanada Monte Castelo (Escadão) e Ponte Torta.

“A proposta desta oficina é que haja integração entre suas partes teórica e prática, e que também haja um treinamento para os servidores da Prefeitura que lidam com a conservação dos equipamentos públicos municipais”, comentou o diretor do Departamento de Patrimônio Histórico da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), Elizeu Marcos Franco.


Atividade reuniu interessados em geral e servidores da Prefeitura
No Complexo Fepasa, o grupo percorreu diversos espaços do prédio centenário na tarde desta quarta-feira (10), entre os quais a antiga plataforma que será revitalizada em breve pela Prefeitura. No local, os participantes acompanharam, entre outras técnicas, a remoção de pichação por hidrojateamento em tijolos e o tratamento de oxidação e pintura em esquadrias metálicas.

A arquiteta Samira Mistro decidiu participar para ter mais contato com o patrimônio histórico. “Eu fiz meu trabalho de conclusão de curso da faculdade sobre a Estação Ferroviária e o tema tem a ver com o Complexo, por causa da ferrovia. Durante a rotina e o envolvimento com projetos, eu sinto falta de ter contato com a História, de puramente senti-la”.

A estudante de Arquitetura e Urbanismo Amanda Bernucci também decidiu participar para ampliar seus conhecimentos. “Ainda não chegamos a esta disciplina sobre restauro na faculdade, então decidi vir para conhecer um pouco mais sobre o tema e sobre o Complexo Fepasa, de onde eu só conhecia o Poupatempo”.

A programação completa do Mês do Patrimônio pode ser consultada no site. As atividades presenciais transmitidas pela internet também podem ser vistas nos canais da Cultura do Facebook e YouTube.


Amanda e Samira inscreveram-se na atividade, interessadas em adquirir novos conhecimentos sobre o tema
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Site TV Jundiai Hoje
Visitas: 1258267   Usuários Online: 12
Nosso Whatsapp 11982119966
Copyright (c) 2024 - TV Jundiai Hoje

Seja bem vindo ao nosso site TV Jundiai Hoje - tvjundiaihoje.com.br!